sábado, 14 de fevereiro de 2015

Como funciona o Display de Tinta Eletrônica?

E-Ink é o criador do eletroforética ou tinta eletrônica - o componente ótico de um filme utilizado em displays de papel eletrônico (DPE). Embora soe futurista, a tinta eletrônica é na verdade uma fusão simples de química, física e eletrônica. É muito parecido com o papel e utiliza os mesmos pigmentos usados na indústria de impressão hoje.

A tecnologia da E-Ink é normalmente chamada de "bi-estável" (bistable). O que isto significa? Bi-estável significa que a imagem em uma tela E-Ink será mantida, mesmo quando todas as fontes de energia são removidas. Na prática, isto significa que a exibição só consome energia quando algo é alterada. Por exemplo, ao ler em um eReader, a energia só é necessária quando viramos uma nova página, mas nenhuma energia é consumida pela exibição durante a leitura daquela página. Isso é mais perceptível quando um eReader entra em modo sleep, mas ainda há uma imagem que está sendo exibida. Por outro lado, com um LCD tradicional, a tela precisa ser atualizada em torno de 30X por segundo, independentemente de nada de novo estar sendo exibido. Biestabilidade reduz significativamente o consumo de energia dos monitores que usam E-Ink e é o motivo de eReaders terem bateria de longa duração.

Telas de E-Ink também são conhecidas como "telas reflexivas." Em um LCD, ou "display emissivo", a iluminação de uma luz de fundo é projetada através do visor para seus olhos. Em um display de tinta eletrônica, nenhuma iluminação é usada; em vez disso, a luz ambiente é refletida da superfície do monitor de volta para os seus olhos. Como acontece com qualquer superfície reflexiva, quanto mais luz ambiente, mais brilhante a tela parece. Este atributo imita tinta e papel, e os usuários de monitores E-Ink dizem que não têm o mesmo cansaço visual que com LCDs ao ler por longos períodos de tempo. A luz de fundo também pode consumir até 40% da energia usada em produtos eletrônicos. Portanto, eliminando a necessidade de uma iluminação de fundo aumenta significativamente a vida da bateria em vez de utilizar um LCD tradicional.



A tinta eletrônica é feita de milhões de minúsculas microcápsulas, com o diâmetro de um fio de cabelo humano. Cada microcápsula contém partículas carregadas positivamente brancas e partículas pretas carregadas negativamente em suspensão num líquido claro. Quando um campo eléctrico positivo ou negativo é aplicado, as partículas correspondentes movem-se para a parte superior da microcápsula em que se tornam visíveis ao espectador. Isso faz com que a superfície apareça em branco ou preto naquele ponto.


Mais dúvidas sobre o e-Ink, poste nos comentários e posso fazer novos posts.
Abraço a todos e boas leituras.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Eu vi o link para essa matéria no Facebook no grupo Kindle Brasil.

    ResponderExcluir