domingo, 8 de fevereiro de 2015

E-readers e tablets são a mesma coisa?


O que é um e-reader? Qual a diferença entre ele e um tablet? Posso ler nos dois?
Essas são perguntas frequentes que escuto desde 2009, quando adquiri meu primeiro e-reader.
Seis anos depois, continuo ouvindo as mesmas perguntas, mesmo depois de grandes empresas terem trazido esses pequenos aparelhos para o Brasil e não ser mais necessário para tê-los, viajar ou importar.
Hoje, temos no Brasil alguns modelos de e-reader que se comparem em qualidade e usam o sistema de tinta eletrônica conhecido como e-ink.
Essa tecnologia torna a leitura muito mais fluída que nas telas LCD de um tablet. O e-ink permite que a tela se pareça muito com o papel e não projete reflexos, além de não cansar a vista devido não possuir uma fonte de iluminação direcionada aos nossos olhos.
A bateria dos e-readers que utilizam a tecnologia e-ink dura muito mais, porque a eletricidade só é usada quando ocorre a passagem de página e a tinta se rearruma para imprimir a nova imagem. A duração média de 1 mês para uma carga de 2 horas é o padrão para esses aparelhos.
Eles podem acessar redes sem fio para compra de novos livros, mas a navegação em sites como redes sociais é precária; o que de certa forma é bom para manter o leitor concentrado no que interessa: a leitura.
Infelizmente, só temos por aqui leitores sem cores, o que pode diminuir a experiência na leitura de HQ's. O mesmo pode ser dito devido o tamanho reduzido de 6", que é o padrão para todos eles, até o momento.
Os e-readers mais recentes possuem iluminação direcionada para a tela, o que não cansa a vista e torna possível leitura em ambientes completamente escuros sem que incomode quem está próximo.
Porque abandonar o papel?
O primeiro motivo é espaço. E-readers não ocupam espaço, são leves e podem carregar milhares de livros. Os livros digitais ficam vinculados à sua conta, podendo ser baixados novamente caso você tenha algum problema no seu aparelho, trazendo de volta todas as suas notas e marcações. As livrarias brasileiras estão crescendo em conteúdo digital e se adaptando, mas ainda existe resistência.
Os livros digitais ainda estão um pouco caros, mas já se encontra livros bons a menos de R$15,00.

Temos hoje, no mercado brasileiro, os seguintes e-readers à venda:

Kindle, da gigante Amazon
Kobo, da produtora canadense é vendido na Cultura
Lev, vendido na Saraiva
Black Jack Cooler, da Gato Sabido

Qual escolher, fica pra um outro post.
Até a próxima e Boas Leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário